Malformações

O que é atresia congenita?

A atresia nada mais é do que o estreitamento do canal auditivo, que pode se apresentar em diferentes graus. O caso mais grave é a ausência do canal auditivo externo. Além disso, o problema pode estar relacionado com alterações na forma do pavilhão auricular, também chamado de “microtia”, e com a má formação do ouvido médio.

Consequências:

Ainda que o ouvido interno e os nervos do corpo humano estejam em perfeita ordem, a falta de um canal auditivo leva a uma perda auditiva. Um canal estreito facilita, por sua vez, o surgimento de infecções ou, nas situações mais graves, o aparecimento de cistos no ouvido médio.

Incidência do problema:

Ocorre em 1 entre 10.000 a 20.000 nascidos vivos, com a atresia de apenas um ouvido sendo três vezes mais comum do que a atresia de ambos os lados.

Tratamento:

Em alguns casos, a reconstrução do canal auditivo por meio de cirurgia é uma excelente estratégia para a melhoria da capacidade auditiva. O uso de aparelhos auditivos ou próteses auditivas cirurgicamente implantáveis também é alternativa. Para verificar se essas soluções podem ser adotadas, no entanto, é necessário fazer uma avaliação clínica do paciente.

 

Casos de cirurgia:

Recomendada a partir dos 5 ou 6 anos de idade. A reparação da parte externa da orelha deve ser feita em primeiro lugar. O procedimento exige um cuidado pós-operatório para reduzir a possibilidade de complicações.

Nossos Contatos

(51) 33320032

ia@clinicalavinsky.com.br

Rua Quintino Bocaiúva, 673 - 4o andar

Conheça nossos programas.

Rua Quintino Bocaiuva, 673- 05403-900 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Telefone: (51) 3332-0032 – Fax: (51) 3082-2354