Ossiculoplastias

Ossiculoplastias

São três os ossículos que integram a estrutura do ouvido médio: o martelo, a bigorna e o estribo. Eles recebem esses nomes porque seus formatos se assemelham exatamente a esses objetos.
A função do ouvido médio é ampliar as ondas sonoras de qualquer ambiente e repassá-las ao ouvido interno. Esse processo envolve o trabalho tanto dos ossículos quanto dos tímpanos.
Quando há alguma perda auditiva relacionada ao funcionamento dos ossículos, a pessoa deve ser avaliada pelo médico para saber se ela pode passar pela cirurgia de ossiculoplastia. O objetivo é recuperar os ossículos, de maneira que também seja resolvido o problema de audição.
Como é feita: A operação é, normalmente, realizada com a aplicação de anestesia geral. Durante algumas semanas no pós-operatório, é possível que o paciente tenha a sensação de bloqueio no canal auditivo, que é amenizada aos poucos.
Quem tem o hábito de nadar deve, ainda, aguardar autorização do médico para retomar as atividades. Por pelo menos quinze dias depois da ossiculoplastia, também não é recomendado pegar avião. Uma leve dificuldade em sentir o sabor dos alimentos pode ser sentida, inclusive, pois os nervos responsá-veis por essa função correm perto do canal auditivo. Essa capacidade, no entanto, geralmente reaparece em cerca de seis meses.

Nossos Contatos

(51) 33320032

ia@clinicalavinsky.com.br

Rua Quintino Bocaiúva, 673 - 4o andar

Conheça nossos programas.

Rua Quintino Bocaiuva, 673- 05403-900 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Telefone: (51) 3332-0032 – Fax: (51) 3082-2354