Estapedectomia / Estapedotomia

Estapedectomia / Estapedotomia

O que é a estapedectomia: é uma cirurgia realizada para tratar a otoesclerose, uma doença que compromete o estribo, um dos ossículos presentes no ouvido médio. O procedimento substitui por uma prótese o estribo, que quando afetado se torna rígido e perde boa parte da sua capacidade de conduzir o som da membrana timpânica à cóclea.
Nem todos os pacientes com otoesclerose são candidatos, porém, à cirurgia  principalmente quando enfermidade já avançou e atingiu a cóclea, o que diminui os bons efeitos da operação. Nessas situações, o uso de aparelhos auditivos pode ser uma opção melhor. Por isso, antes de escolher o tratamento, é importante consultar o seu médico para o correto diagnóstico do problema e a escolha da solução mais adequada.
A pessoa que passa pela cirurgia, dependendo do caso, tem condições de retornar ao trabalho entre sete e dez dias depois.O ato de assoar o nariz fica restrito durante o período de recuperação da cirurgia, assim como natação, mergulho e atividades que favoreçam a entrada de maior quantidade de água no ouvido.
As chances de melhora na capacidade auditiva dos pacientes é bem alta, sendo pouco frequente a ocorrência de complicações. Para evitar possíveis efeitos colaterais, é importante ainda a escolha de um médico que tenha formação específica para o trabalho.

Nossos Contatos

(51) 33320032

ia@clinicalavinsky.com.br

Rua Quintino Bocaiúva, 673 - 4o andar

Conheça nossos programas.

Rua Quintino Bocaiuva, 673- 05403-900 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Telefone: (51) 3332-0032 – Fax: (51) 3082-2354